SCI 2015 – SAVE THE DATE

(This news item is presented in Portuguese only)

A 21ª edição do Seminário de Capacitação e Inovação (SCI) da RNP será realizada em Goiânia (GO), entre os dias 19 e 23/10. O evento é dirigido aos profissionais de TIC das organizações clientes da RNP.

Sua programação inclui cursos inéditos e rápidos (carga horária de 20 horas) que tratam de temas atuais do universo de TIC e de redes. Entre os cursos oferecidos este ano destaca-se o curso sobre Redes Definidas por Software (SDN – Software-Defined Networking).
Está previsto que o curso tenha atividades práticas utilizando o testbed FIBRE.

Acesse o site: http://sci.rnp.br

SDN – Redes Definidas por Software

Instrutores: Dorgival Guedes, Heitor Motta Belisário de Moraes e Luis Felipe Martins

Descrição: O curso pretende apresentar o conceito de Redes Definidas por Software (Software Defined Networks, SDN), mostrar os princípios básicos de funcionamento e exemplos práticos de como ela pode ser usada. Após uma descrição geral da motivação e dos princípios que nortearam a criação do paradigma, o curso apresentará os detalhes de OpenFlow necessários para se entender como o princípio vem sendo aplicado na prática (protocolo, arquitetura e switches). Depois disso, ferramentas importantes relacionadas a SDN serão apresentadas, como o ambiente de emulação MININET, a solução de particionamento/virtualização de redes Flowvisor e o princípio geral de operação dos controladores SDN. Nessa última parte, escolheremos um controlador para ser apresentado em mais detalhes e utilizado nas práticas. Depois de alguns exemplos mais simples que poderão ser exercitados nas práticas, o curso apresentará alguns casos reais de aplicação de SDN, como os trabalhos desenvolvidos no DCC-UFMG e POP-MG para isolamento de redes de datacenters e controle de pontos de troca de tráfego (PTTs).