No dia 28/9/2017, o FIBRE será utilizado em dois minicursos, sendo um dentro do 2º Congresso Nacional de Informática, em Belém, no Pará, e o outro na 15ª Escola Regional de Rede de Computadores, que será realizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Ambos os cursos terão como objetivo divulgar o testbed FIBRE entre a comunidade de professores, pesquisadores e alunos de redes de computadores, além de capacitá-los para utilização do ambiente de forma a poderem oferecê-lo em atividades de sala de aulas e em pesquisas de graduação, mestrado e doutorado.

O minicurso de Belém será ministrado pelo ex-operador e desenvolvedor do testbed Fibre Vagner Nascimento, que irá propor exercícios a fim de tornar a plataforma mais familiar aos participantes.

“As atividades práticas serão todas locais (VM’s e simulação) com a tecnologia SDN e a ilha Fibre da UFPA será usada apenas como demonstração. O objetivo será estimular os alunos e professores a usar o ambiente tanto para ensino quanto para pesquisa.”, conta.

O minicurso de Santa Maria será ministrado por Daniel Marques, Davi Brilhante e Renan Barbosa, que é um dos desenvolvedores da plataforma de SDN Kytos. No minicurso, será apresentada uma atividade prática de laboratório (hands-on) que fará uso do Kytos no FIBRE, como resultado da parceria entre ambos, que promove ações de promoção cruzada.

Agenda do Minicurso em Santa Maria: http://indico.rnp.br/internalPage.py?pageId=0&confId=245