Allan Costa pretende usar o testbed FIBRE como professor e aluno

Allan Costa é aluno de doutorado da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Presente no workshop FIBRE&CloudNEXT no 39⁰ Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado nesta semana em Belém (PA), Allan vê possibilidades de usar o testbed como aluno e também como professor.

Como pesquisador, pretende adotar o testbed FIBRE em sua pesquisa, para experimentos relacionados a segurança e sistemas heterogêneos. Como professor, Allan está interessado em já começar a divulgar promover workshops sobre o FIBRE para seus alunos.

Para ver a programação completa do workshop e os arquivos das apresentações, acesse http://bit.ly/2O3w6xd

“Eu já conhecia a ferramenta, mas o workshop foi muito bom para esclarecer as diversas possibilidades de uso da plataforma, que é genial. O evento foi excelente e toda a organização está de parabéns.”

O workshop FIBRE&CloudNEXT sobre o uso de testbeds no aprendizado de redes de computadores foi a quarta participação do FIBRE no CSBC.

Gustavo Dias, gerente de P&D na RNP, comemorou a realização do evento.”Vejo este workshop como a consolidação do trabalho de toda equipe comprometida com a construção e operação desta Plataforma de Experimentação e a parceria com as 17 instituições, além da própria RNP, que hoje abrigam uma ilha de experimentação do testbed. Também é uma grande oportunidade, uma grande vitrine poder mais uma vez apresentar para a comunidade Brasileira de Computação que sempre está presente neste congresso. Este ano, a inclusão do CloudNEXT vem como uma sinalização positiva da comunidade de desenvolvimento de testbeds, uma vez que o CloudNEXT adota o mesmo Framework de Controle para experimentação do Testbed FIBRE, o OMF6. É uma demonstração de que podemos construir uma comunidade em torno das ofertas de plataformas para experimentação nas mais diferentes áreas de tecnologias: Redes, Nuvem, e outros.”

Equipe FIBRE e CloudNEXT que ministrou o workshop conjunto no CSBC